sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O tempo e a cidade

Há uma grande contradição onde você passa seu tempo, meu breve leitor. O ideal em nossas vidas seria termos mais tempo livre em lugares onde existissem mais opções de lazer e de cultura. Mas parece que não é bem assim. As variáveis tempo livre e coisas para fazer são inversamente proporcionais.
Tome meu exemplo. São Paulo, pode-se dizer, é uma cidade que não dorme, ou que dorme muito pouco. Restaurantes, bares, mostras de cinema, teatro, essas são algumas das variadas opções de atividades que temos acesso. Mas quando consigo passar minha semana de trabalho por lá, perco tempo no trânsito, em bancos, me locomovendo, em reuniões. O que sobra para saborear estes deleites metropolitanos é escasso, e o cansaço me faz abrir mão dessas oportunidades.
Se ainda persistes na leitura, veja minha situação atual, numa pacata cidade interiorana, onde tenho a felicidade de sair cedo de meu posto de trabalho e chegar ao hotel antes das 18h00. Mesmo que vá dormir cedo, tenho pelo menos cinco horas de tempo para atividades diversas! Mas onde estão elas, neste, perdoam-me o sacrilégio, "fim-de-mundo" (ou apenas seu começo)?
Vivo neste dilema. Uma semana de quebra de rotina em uma cidade destas, é até confortável, pois me dá tempo de me organizar, dar minhas corridas, descansar, e até voltar a escrever neste blog. Mas, a partir da segunda semana, o tédio começa a aumentar. O que dirá então de um projeto sem data para acabar?

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Consultor, de novo e sempre. Eremita? Por enquanto, sim......

Voltei. Voltei a escrever. Voltei a ser consultor. O primeiro por causa do segundo.
Depois de idas e vindas, tentativas e fracasssos, descobri (ou constatei) que eu gostava do meu trabalho, do que fazia, só não gostava da empresa onde eu estava, de como as pessoas me tratavam, e do fato de a expressão "vida pessoal" não existir em seu dicionário. Será que, se eu encontrasse um lugar mais agradável para fazer a mesma coisa, não seria mais feliz?
Pois foi o que fiz, afinal, era impossível que todas as empresas fossem "daquele" jeito. Encontrei um ambiente mais leve, onde as pessoas são tratadas como tais, e onde depois do expediente (que tem hora para acabar) cada um vai cuidar de sua vida pessoal.
Depois de um tempo de maturação, resolvi voltar a escrever. Assumi de vez a condição de consultor, mas hoje estou bem resolvido com relação a isto. Por vezes sou eremita, por vezes não, mas a tendência é que fique cada vez menos tempo vagando sozinho Brasil afora.
Senti vontade de voltar a escrever. Não para ser lido, para ganhar dinheiro com um blog (como pensei outrora), mas apenas para registrar meus momentos, para praticar a escrita, o raciocínio, e o português. Fui motivado também pela minha chefa, que após uma conversa pelo Skype, me presenteou com o livro Para ler como um escritor, o que aguçou minha leitura crítica e minha disposição a colocar por escrito meus pensamentos.
Com isso, vou passar a escrever frequentemente de novo. Espero que esta disposição, e minha motivação como consultor, se mantenham por um bom tempo....