segunda-feira, 2 de julho de 2007

Estão chegando as Férias: Vai Viajar?


Desculpem o intervalo entre a última postagem e este novo post. Este final de semana tirei umas férias forçadas de internet.

Entretanto, isso me fez pensar em “Férias”. Creio que este é o mais cobiçado sacramento de qualquer profissional. Até mais que uma promoção... Ok, sem exageros, mas ela vive estampada no rosto dos seus colegas. Quando as férias estão iminentes então, a estampa começa até a piscar.

Acho muito interessante a forma com que lidamos com este período. Todo conhecimento específico profissional é utilizado para gerenciar da melhor forma possível a concretização deste sonho anual. Veja que é possível, para quem vive em meio a tantos projetos, criar o Projeto Férias 2007. Digo “projeto” porque vejo que pessoas levam a sério este termo. Gerenciam budget, riscos, enumeram as variáveis de risco (“Será que chove?”).

Outro conhecimento importante adquirido no trabalho, que vai ser usado é “Viajar”. Sim, viajar é conosco. Agora então que fazemos por projeto autônomo, é muito mais importante que as conexões não atrasem. Se o vôo atrasar não é mais a reunião de Update de Projeto que está em jogo, mas aquela conexão em Amsterdã, já imaginou? Como que se faz agora para pegar o trem até Praga, e continuar no Vôo pra Istambul? (claro que esta loucura só acontece porque no seu planejamento, o budget era um fator de risco).

Planejar uma viagem em grupo é uma tarefa mais ousada. Se foi você quem propôs, parabéns, foi promovido a Coordenador. Agora tem que lidar com anseios e desejos de todos, suas habilidades, a falta delas... Imagine:

“Então, o Márcio não vai mais viajar. Ele vai ter que adiar em virtude do trabalho.”
“Mas como assim, trabalho, agora? Tá bom, ok, vamos ver se achamos alguém com o mesmo perfil. Que tal o Ronaldo? Ele também tem habilidades humorísticas e não perde o foco facilmente, enquanto dirige.
“Hum, pode ser, mas o Ronaldo não fala Tcheco.”
“Ah é, droga! Bom, não tem mesmo como o Márcio adiar o trabalho?

Para estas férias já fiz minhas reservas, passagens e vou viajar para “Casa”. Passar alguns dias deste ano hospedado lá. E quanto a todos os colegas que já estão de escopo de projeto fechado, ou que já estão em plena execução: Boas Férias!
P.S.: Esta charge é perfeita para quem comprou viagens aéreas nas férias, não?