quarta-feira, 27 de junho de 2007

Você Jura Dizer a Verdade, Nada Mais que a Verdade?

Em uma viagem internacional, o sonho ou pesadelo é passar pela alfândega, no retorno do vôo. Claro que ninguém sonha em passar, mas em passar direto, sem necessidade de revista.
É possível acompanhar uma pessoa na fila "Nada a Declarar" e acompanhar sua "Cara de Poker". O cidadão tem um bom jogo na mão. Mas ele não gesticula. Olha apenas ao relógio, mas o esconde rápido (pagou mais que 500 dólares 2 dias atrás). Ele tenta esconder de todo mundo seu jogo. Chegou o momento, o adversário o encara. Ele entrega a aposta (seu formulário com nada a declarar). O adversário paga pra ver. Bom, agora você tem que explicar como tinha "5" ases na mala.
O interessante na fila do "Nada a Declarar" é que ela é infinitamente maior que a fila para declarar. Esta cena assemelha-se e muito àquela pessoa que vemos em telejornais, na saída de um Fórum (réu de algum caso) com seu "Não tenho nada a declarar". Ou um político suspeito, na saída de uma CPI. Claro que eles têm algo a declarar, e eles têm muito, o fato é que "Não quero declarar".
Quando penso nisso, gostaria de saber se eu também trago a mesma cara de culpado que estas pessoas nos aparentam.