quarta-feira, 6 de junho de 2007

O que? Eu me preocupar?

Estou lendo dois livros atualmente. O primeiro já comecei há tempos, e não acaba de jeito nenhum: Diplomacy, de Henry Kissinger. 900 páginas em inglês. Faz parte do meu projeto de longo prazo de fazer a prova para o Instituto Rio Branco. Não sei ainda se é realmente isso que vou fazer com a minha vida, mas enquanto penso, não custa nada ir estudando para adiantar a matéria. Além disso, é um ótimo livro de história, minha disciplina favorita nas horas livres.
Mas como é um livro grande, já começou a pesar nas minhas costas ficar viajando, e levando-o de um lado para outro. Por isso, decidi deixá-lo em casa e, quando eu passar por lá, continuo a leitura. E, enquanto viajo, decidi ler algo mais leve.
O outro livro fala exatamente da primeira frase deste post: fazer duas coisas ao mesmo tempo, de fazer tudo rápido, e nada direito, e como tentar tirar proveito disso, e ser uma pessoa feliz. O título é Sem Tempo Pra Nada, de um psicólogo americano especializado em DDA, o Distúrbio de Déficit de Atenção.
Ele fala que todos nós nesta vida atual, com pressa, estresse, preocupação e ansiedade temos sintomas de DDA, mesmo que não soframos da doença. E tenta ensinar exercícios e formas de encarar a vida, que nos tornariam mais eficientes e felizes (ainda não cheguei nesta parte).
Comecei a ler o livro esta semana. Um dia depois, falando com um amigo meu, diz ele estar preocupado, não se sentia bem, procurou saber mais sobre a DDA, se diagnosticou como provável paciente, e irá consultar um psicólogo. Eu, no meu papel de amigo e de consultor (veja a definição ao lado - especialista que emite parecer sobre algum assunto, mesmo que eu tenha acabado de aprendê-lo), disse que quase todos nós apresentamos os sintomas, mesmo sem sofrer do distúrbio.
Espero que este livro possa trazer algo de bom para esta vida tão atribulada. Esta correria traz efeitos colaterais demais, sejam eles psicológicos, emocionais, físicos ou espirituais. Já sabemos qual o preço que se paga. Só não descobrimos ainda pelo o que estamos pagando, o que custa tão caro assim, e ainda todo mundo quer comprar.