segunda-feira, 24 de novembro de 2008

MSN x Maconha

Outra notícia que me impressionou nos últimos dias foi um estudo alertando que o MSN provoca um rebaixamento (sic) do QI duas vezes maior que o rebaixamento (sic novamente) provocado pelo consumo de maconha.
Já tinha lido (e até concordado) com notícias acerca da dificuldade que o uso constante de MSN e outras formas dinâmicas de comunicação criavam no raciocínio verbal de seus usuários mais assíduos. A escrita via teclado e as formas abreviadas são verdadeiros inimigos da escrita convencional. Senti isso na pele ano passado, ao participar de um curso de redação, e ter que escrever à mão meus textos, 5 a 6 folhas por aula, volume maior do que minhas aulas no segundo grau (há mais de 10 anos atrás - como o tempo passa rápido!). Mas, após retomar este hábito de escrever à mão e pensar melhor no que transmitir ao papel (e, melhor ainda, ter que rasurar meus erros, ao invés de clicar no backspace), as idéias realmente fluem melhor, e me faço comunicar com mais correção e clareza.
Mas daí a dizer que passar a noite no MSN, falando com 10 pessoas ao mesmo tempo, sobre 10 assuntos diferentes, até às 03 horas da manhã, causa mais danos do que passar a noite fumando maconha, é exagero, um tanto cômico, diria eu. Tanto que esta matéria foi veiculada num daqueles programas vespertinos femininos (e, é claro, era o maridão quem passava este tempo todo no MSN, ao invés de ficar com a patroa), e corretamente menosprezaada no Top Five do CQC, semana passada.