sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Queen & YouTube

Sempre viajei sozinho a trabalho. Por isto, muitas vezes tive que sair, jantar, passear sozinho também. Mas ontem fiz algo que nunca tinha feito, muito menos na cidade onde eu moro: ir a um show sozinho.
Fui ao show do Queen + Paul Rodgers. Todos que chamei para me acompanharem ao show reclamaram do preço, de que sem o Freddie Mercury não valeria e pena, dentre outras desculpas. Em outros tempos, eu até desistiria. Mas, desde que eu prometi a mim mesmo que não deixaria de fazer nada por mesquinharia ou por preguiça, resolvi ir sozinho mesmo.
Fui, gostei e não me arrependi nem um pouco. Nem de ter ido sozinho (como tive que chegar cedo, ficar na fila, e esperar o show começar, foi meio monótono ficar este tempo todo jogando Sudoku no celular, e ficar sem beber também, já que se eu precisasse ir ao banheiro, não tinha ninguém para segurar o bom lugar que arrumei), muito menos de ter pago tantos reais para o show do Queen sem o Freddie Mercury.
O tal do Paul Rodgers merece um bocado de consideração e respeito. Afinal, não é fácil substituir e ser comparado, aos cinquenta e vários anos, a Freddie Mercury no auge de sua carreira. Entrou e cantou do seu jeito, sem se prender aos trejeitos e frases características de seu antecessor. Por se encaixar melhor nas músicas mais pauleiras, deixou os clássicos onde a voz se destaca mais para os originais Brian May e Roger Taylor. E deixou Love of My Life para o público cantar, e Bohemian Rapsody para o próprio Freddie cantar do telão.
Mas o que mais chama a atenção em ir a eventos como este é a quantidade de pessoas que, com o advento dos celulares com câmera e do YouTube, se preocupa mais em filmar o show do que em vê-lo e curti-lo. Eu desisti desta idéia depois do primeiro show que levei a minha câmera, e fiquei mais preocupado em filmar, e nunca vi nenhum destes filmes ou fotos que tirei.
Afinal, para que as pessoas filmam o show, e de uma maneira precária e de baixa qualidade? Para ver depois? Se você não prestou atenção na hora em que o show está acontecendo, por que prestaria depois, com imagens e som bem ruins? Para mostrar para os amigos? Isto seria alguma forma de prepotência? "Eu fui, você não?"
Apesar de não entender bem isso, agradeço a estas pessoas altruístas, que me permitiram assistir ao show, e ainda ter acesso a todos estes vídeos através do YouTube, sem me preocupar com nada.