domingo, 20 de maio de 2007

Amigos ou colegas de trabalho?

Sempre que você entra para uma nova empresa, ainda mais em uma fora de sua cidade, para onde acaba de mudando, você conhece novas pessoas, através de um interesse comum (o trabalho). Ao longo do tempo, descobrem-se mais interesses em comum, além do trabalho, e amizades surgem do coleguismo, mas a resma do trabalho sempre permanece. Quem nunca saiu para tomar um chopp com os amigos do trabalho, e ficou o tempo todo falando sobre o mesmo, ou sobre as pessoas do mesmo?
Durante a semana, fora do escritório, liguei para um colega/amigo do trabalho, para falar sobre trabalho, quando descobri que o mesmo estava em casa, de cama, doente. Conversei o mínimo possível sobre o essencial (procuro respeitar quem está fora do trabalho, doente, ou em férias, sem alongar muito a prosa), e desejei melhoras. Neste sábado, lembrei-me do fato, e decidi ligar para saber como estava. Após me informar sobre sua saúde, comecei a me despedir, e aí eu ouvi uma resposta surpreendente:
-Ué, você me ligou apenas para saber como eu estava? Não vai perguntar nada sobre trabalho?
Como ligações de trabalho no fim de semana infelizmente são comuns, o ato soou estranho. Sim, liguei só porque queria notícias, de pessoas que lido diariamente, de pessoas que, mesmo que tenha conhecido através do trabalho, são as pessoas que busco companhia e ajuda quando estou sozinho em São Paulo. Será que os consultores não podem ter sentimentos?