quinta-feira, 31 de maio de 2007

Você saber quem sou eu, eu sei quem é você

Sempre que navego por blogs, listas, fóruns, etc, mesmo que eu goste bastante do que li e volte sempre, raramente deixo algum comentário, assim imagino que várias pessoas lêem este blog também não mostram a cara explicitamente. Assim, como saber se realmente alguém está lendo o que você escreve?
Comecei a usar o Google Analytics. Mais uma ferramenta de graça do Google. É realmente fantástico o que ele pode informar para você. Com ele, sei quantas pessoas acessam meu blog, daonde acessam, e como chegam até ele.
Descobri que alguém de Lisboa acessou meu blog. Não conheço ninguém por lá. E também que mais de 70% das pessoas que acessam o blog, voltam para ler de novo.
Também descobri que o post mais acessado foi um cujo título era "Quarta é Zeca-Feira", porque várias pessoas estavam navegando pelo Google, procurando algo para fazer na quarta-feira, e acabaram caindo no meu blog. Vejam como é importante colocar algumas palavras-chave, pra chamar a atenção.
A última descoberta importante foram alguns acessos a partir de um site chamado papodehomem.com.br. Entrei no site, mas não consegui descobrir ainda como ele direcionou pessoas para este blog. O Google Analytics ajuda, mas não é tão poderoso quanto o bom e velho comentário. Caso alguém se sinta confortável, pode deixá-lo e saciar minha curiosidade.
A Internet, com seus roteadores, provedores, sub-redes e IPs dinâmicos nos dá uma falsa sensação de anonimato, de que ninguém sabe quem você é. Uma hora você desconecta da Internet, mas seus caminhos, suas escolhas continuam vagando por aqui.