segunda-feira, 21 de maio de 2007

Consultores x Vendas

Vida de consultor é atribulada: cada dia num cliente, em um lugar diferente, e nunca é suficiente, sempre existe algo a mais para fazer. O pessoal de vendas podia ajudar, mas parece que sua existência é um carma em nossa vida.
O sonho de um consultor é planejar seu itinerário com semanas de antecedência, e conseguir cumprir tal agenda. Mas as tentativas sempre são boicotadas por vendas.
E não é que um consultor estava com viagem marcada para o dia seguinte, passagem comprada (para as 5 da manhã), carro agendado, cliente aguardando, tudo pronto e, às 20 horas (exatamente nove horas antes do avião decolar), alguém de vendas liga e avisa que as licenças não estão liberadas, que o pedido foi feito hoje, e elas estarão à disposição daqui a três dias, sendo que esta visita foi planejada há dois meses atrás, e neste período nada foi feito para liberar as licenças?
Como pode ser feito um planejamento confiável e respeitável? O que um consultor pode desejar num momento deste, além de uma boa dose de whisky?