terça-feira, 29 de maio de 2007

O preço da liberdade

O blog sempre foi identificado como uma forma de expressão sem fronteiras, sem limites. A sensação de liberdade é uma constante. Só que falsa.
Uma reportagem da BBC indica que funcionários podem ser demitidos por má conduta, caso falem mal de sua empresa, colegas, ou divulguem informações confidenciais em blogs.
39% dos blogueiros postam comentários maldosos de seu trabalho, alimentados pela informalidade e falsa sensação de segurança de um blog. Isso criou uma dúvida quando eu criei este blog, se deveria me manter anônimo ou expor meu nome. Cheguei a um meio termo, onde meu nome não aparece, mas também qualquer um um pouco esforçado consegue descobrir quem sou.
Este é o preço da verdade. O que é um comentário maldoso? Explicitar o que se sente é maldade? Até onde se pode falar, sem que seu chefe sinta-se mal, ou com medo?
Estes fatos não intimidam meus objetivos. Quero ser o mais claro possível sobre a vida de um consultor. Não vou falar inverdades de ninguém, muito menos expor nomes. E espero que este trabalho seja reconhecido como um desabafo, uma válvula de escape, e não como um muro de lamentações ou recrutamento de amotinadores.
E espero que ninguém tenha se zangado, por eu ter falado mal do novo cafezinho.